Integração das pesquisas do Prof. Dr. Laerton de Andrade Lima, seus trabalhos junto às empresas para melhoria da racionalidade na gestão e nas decisões, bem como suas orientações a alunos de doutorado, mestrado e graduação, desenvolvidas nas universidades UNEB e UNESA.
segunda-feira, dezembro 11, 2006
FINAL DE CURSO NAS FACULDADES
É comum para muitos cursos a necessidade de se escrever um trabalho de conclusão, o TCC, no último semestre, como pré-requisito para colação de grau. As faculdades oferecem as disciplinas de metodología do trabalho científico e professores orientadores. Mas os concluintes são quem deve escrever o texto, preparar o trabalho e apresentá-lo. Administração é um desses cursos em que o TCC é obrigatório. Para o professor a beleza de todo esse processo é perceber a transformação daqueles alunos que se envolvem na pesquisa e na construção do texto. Para o aluno a experiencia pode até ser um pouco dolorosa, pois a maioria nunca tinha escrito nada mais denso antes. É preciso muito esforço para desabrochar um bom trabalho, mas acontece. Quase sempre, ao final, os trabalhos dão um salto de qualidade, um salto triplo. E a apoteose é a apresentação nervosa diante da banca, o jovem concluinte, domando nervos, dando uma sequencia lógica ao seu pensamento, se superando, ganhando confiança, conquistando seu grau de bacharel. Lembrando Shakespeare: tudo é bem quando acaba bem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A elaboração dos TCCs é um momento importante para o concluinte,onde ele amadurece intelectualmente e começa a experimentar o nervosismo "necessário" ao enfrentar uma banca examinadora.
É um momento também para avaliação das IES,pois revela os saberes construídos durante o curso.
Ana Lúcia
O final do curso de graduação é ao mesmo tempo fantástico e apavorante. Fantástico por se tratar do final de um percurso e o começo para novas oportunidades como o mestrado, o primeiro emprego, a especialização, etc. Porém, junto com o sentimento de missão cumprida, vem um certo receio do futuro : não se sabe ao certo o que fazer nem onde fazer, afinal, onde vamos trabalhar ? Há uma certa ambiguidade nesssa etapa da vida, por isso é importante que os estudantes se preocupem com o que vão fazer depois de formados antes mesmo de se formarem. Refiro-me à escolha da área de atuação, à preparação do currículo para o mestrado ou à escolha de um concurso para fazer.Acredito que esta preparação diminua o desespero que muitos estudantes sentem frente a um mercado de trabalho difícil e competitivo.Depois de tudo isso é só manter " a espinha ereta, a mente aberta e o coração tranquilo". Boa sorte aos concluintes.
Postar um comentário